Alto Araguaia terá mais 360 vagas gratuitas em cursos pelo SENAI

Alto Araguaia terá mais 360 vagas gratuitas em cursos pelo SENAI
[caption id="attachment_21505" align="alignleft" width="274"]DSC02653 Atividades contemplam quatro macro-campos e beneficia diretamente 96 alunos[/caption] Alto Araguaia, MT – O Programa Mais Educação atende cerca de 460 alunos da rede de ensino no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). As escolas beneficiadas desenvolvem atividades no contra turno escolar e os resultados obtidos só reforçam sua importância na aprendizagem e socialização. Na Escola Municipal Patrocínio Joaquim Dias, da região do Paraíso, os primeiros meses de atividades até o período escolar foi fechado com uma festa junina e exposição dos trabalhos produzidos pelos 96 alunos envolvidos no programa. Junto à escola são trabalhados quatro macro-campos. Um deles é o trabalho agrocologia: canteiros sustentáveis em que os alunos desenvolvem na matriz curricular a horta pedagógica, aulas práticas agrícolas, jardim suspenso, grama e jardinagem tudo coordenado pela monitora Suelma Fraga Ribeiro. Outro macro-campo desenvolvido é voltado para o esporte e lazer com recreação, lazer e brinquedoteca que tem como monitor Breno Silva Gomes que coordena jogos de vôlei, e futebol incentivando a prática de esportes, bambolês, jogos de xadrez, entre outros. O macro-campo sob cultura, artes e educação patrimonial, desenvolvido pela monitora Maria Pedrosa, são desenvolvidas atividades de artesanato em chinelos, cestas de jornal, reaproveitamento de produtos descartáveis e danças típicas. O último macro-campo foca no acompanhamento pedagógico com aquisição de material para aulas de reforço e soletrando desenvolvido pelo monitor Dener Silva Gomes. A coordenadora do Mais Educação na Escola Patrocínio Joaquim Dias é Maria Hozana Borges de Oliveira. “Percebemos o gosto dos alunos pelo estudo e uma melhora na concentração, no raciocínio e no respeito mútuo”, disse a diretora da escola Sônia David Paniago. “As aulas são trabalhadas de forma lúdica despertando no aluno a vontade de aprender, melhorando assim a qualidade de ensino. Sem dúvida o programa veio atender os anseios da comunidade. Além disso, oferece recursos para custear todos os projetos desenvolvidos”, completa. Para marcar os primeiros cinco meses do programa na Escola os alunos dos quatro macro-campos participaram da festa junina na escola e fizeram apresentações culturais, exposição de artesanato e participaram de atividades esportivas. A secretária de educação Abilene Antônia Bastos de Queiroz vê no programa uma oportunidade ímpar para alunos da rede municipal superar dificuldades de aprendizagem bem com o desenvolvimento de projetos que antes eram impossíveis. “O programa será desenvolvido até 2017. O objetivo é desenvolver outras habilidades junto aos alunos e só tem a se desenvolver e crescer cada vez mais em Alto Araguaia”, ressalta. O Mais Educação em Alto Araguaia O programa tem o objetivo melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, além de visar o aperfeiçoamento do desempenho escolar dos alunos. Na área urbana foram contempladas pelo Programa as escolas José Inácio Fraga, no bairro Boiadeiro e Adalcy da Conceição Rodrigues, no bairro Dom Bosco totalizando 300 alunos atendidos, que desenvolvem atividades de dança, teatro, informática, músicas, coral e atividades esportivas. Além da Escola Patrocínio Joaquim Dias, a Escola Municipal Aníbal Pereira Júnior, no Gato Preto foi oura beneficiada na zona rural.